TRAGÉDIA DAS CHUVAS - Um festival de fake news tá na hora de passar esses políticos a limpo

09/05/2024

Se ainda restava dúvida acerca de uma movimentação da imprensa corporativa, no sentido de difamar o governo federal, ela está se desfazendo. Isso não é especulação nem partidarismo, é um fato. Na terça-feira (07) o SBT veiculou amplamente a acusação de que a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), estaria barrando caminhões de ajuda humanitária no Rio Grande do Sul, reportagem que serviu de base para o PL apresentado por parlamentares de oposição. A agência veio a público desmentir as alegações e a emissora foi obrigada a apagar de seu sistema a reportagem mentirosa. Nas redes sociais, internautas estão revoltados com a falta de ética e compromisso com a verdade, da emissora de Silvio Santos, pontos essenciais na produção do jornalismo.

A realidade dos fatos, como esclarecido pela ANTT, é diferente. Os veículos estavam sendo parados apenas para pesagem simplificada, sem solicitação de nota fiscal e sem aplicação de multas sobre os que transportavam donativos. De acordo com o portal Terra, a empresa Bread King, citada na reportagem como exemplo de veículo retido, esclareceu que o caminhão em questão seguiu viagem até seu destino final, entregando os suprimentos aos necessitados ainda durante a madrugada, e que o transporte foi abordado apenas por "excesso de peso", sendo liberado sem qualquer notificação. Um internauta disse o que muitos queriam dizer. "Que jornalismo esgoto do SBT, não é só o bolsonarismo que causa caos e terror no Brasil".

O fato é que, a veiculação de Fake News como essas, fazem com as pessoas de bem fiquem assustadas em doar. Pior é que enquanto uma onda solidária envolve o país, uma comissão de parlamentares oposicionistas, estão nos EUA, tratando o assunto com leviandade, descaso e total falta de respeito com a vida humana. La eles dizem que o governo federal está sendo omisso, e fazem o país e nós brasileiros passarmos por uma vergonha imensurável.