Defesa do Consumido de Juiz de Fora-MG abre investigação sobre abuso de aumento da conta de energia da Cemig

19/05/2020

A Cemig (Companhia de Energia Elétrica de Minas Gerais), deverá explicar na Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor de Juiz de Fora, as razões para o aumento do valor dos valores nas contas de energia dos consumidores. A investigação foi instaurada a partir da reclamação feita por um consumidor, de que os valores cobrados nesse primeira conta no período de isolamento apresentou valor superior à média dos últimos 12 meses. A justificativa da companhia de que durante o isolamento, o consumo tem se elevado terá que ser demonstrado, já que a bastante tempo a Cemig não realiza a leitura presencial do medidor de muitas unidades consumidoras. De janeiro à maio de 2020, o Procon/JF contabilizou 260 reclamações, entre presenciais e no site www.consumidor.gov.br, relacionadas à Cemig. Em relação ao ano passado, a alta chega a 85,7%, já que o número de queixas, no mesmo intervalo de 2019, totalizou 140. Além da investigação preliminar, o Procon/JF, já notificou a empresa "para que a mesma apresente esclarecimentos". O MPMG, informa que a Cemig foi notificada para prestar esclarecimentos. A assessoria de comunicação da Cemig informa que ainda não recebeu nenhuma notificação e que essas serão respondidas pelo seu departamento jurídico.