Plantão de Noticias - Fake News criminoso poderia levar panico a Pequeri região, se não fosse a pronta atuação do secretário de Saúde

22/03/2020

Atualizado em 23/03/2020 - 11:40

NOVO RELATÓRIO DO MINISTÉRIO DA SAÚDE 

O boletim oficial do Ministério da Saúde, divulgado na tarde de ontem (22), informavam que o país havia chegado a 1.546 casos da covid-19 e um total de 25 mortes pela contaminação. São Paulo contabiliza 22 das 25 mortes, as outras duas vítimas são do Rio de Janeiro. Os dados são do Ministério da Saúde, e ainda não incluíram os últimos números das Secretarias de Saúde, dos estados. Voltamos a lembrar da importância da informação nessa crise, mas reforçamos a necessidade de uma informação de qualidade e de fontes confiáveis. Nesse momento é importante que as pessoas de uma forma geral, NÃO divulguem nenhuma informação, é importante que a população receba essas informações de forma clara e objetiva, para que o pânico não se generalize entre a população. Segundo estimativa do MS, o pico dos casos devera acontecer entre os dias 4 a 20 de abril, esse período leva em conta a identificação do primeiro caso. FiqueDeOlho Digital a informação com qualidade.

O FiqueDeOlho Digital, tem um compromisso com a verdade dos fatos.estamos sempre nos preocupamos com um jornalismo de qualidade para nossos seguidores, leitores. Por essa razão, sempre que uma notícia inverídica vier a público, nós estaremos presentes para refutá-las. Em Pequeri durante o dia de hoje (22) um boato tomou conta das redes sociais, o Fake de uma morte por coronavírus. Não sabemos sob qual intenção uma pessoa em um momento de crise como esse, em que o pânico já é geral em uma escala global, se propõe a espalhar um boato como esse.

O FATO. Conversamos com o secretário de Saúde da cidade que foi categórico em afirmar que o óbito ocorrido no dia de hoje (22) na cidade, NÃO tem nada haver com a covid-19, a paciente não tinha nenhum sintoma que pudesse nem ao menos sugerir a infecção por coronavirus. Infelizmente com a decretação de um isolamento domiciliar geral, algumas pessoas estão utilizando seu tempo disponível para disseminar notícias falsas e o pior de forma criminosa, já que uma delas se apresentou como funcionário da rede de saúde da cidade, para denunciar o óbito na cidade vizinha de Bicas. Essa pessoa não satisfeita em provocar o pânico na cidade, resolveu levá-lo a outras cidades. O secretário Cleydson se mostrou bastante triste com esse fato, já que sua pasta tem se esforçado ao máximo para garantir informação a população, principalmente através do fanpage oficial da prefeitura no facebook. Ele reforça que a secretaria e a administração municipal não pretende omitir nenhuma informação da população, razão pela qual sua indignação, quando uma pessoas sem nenhuma qualificação técnica na área da saúde, sinta-se no direito de disseminar notícias falsas, sem o mínimo cuidado de checar a informação. Chega a ser desumano por parte dessas pessoas. Todos os atos posteriores a constatação do óbito, seguem um criterioso protocolo do comitê gestor da cidade, no caso do sepultamento o prazo para o velório foi reduzido em razão única e exclusivamente de cumprir o Decreto de não aglomeração de pessoas. Portanto o secretário de Saúde Cleydson, reafirma "o óbito ocorrido na cidade de Pequeri no dia de hoje (22) e atestado por um médico qualificado do sistema municipal de saúde,e antes já havia sido atendida por um outro médico de plantão, não, repito NÃO tem nada haver com a contaminação da covid-19. A cidade segue até o momento, sem casos, nem mesmos suspeitos da doença. Todas as informações e esclarecimentos, nós estamos disponibilizando a população através da nossa página do facebook. https://www.facebook.com/prefeiturapequerimg/.

Nós do FiqueDeOlho, queremos esclarecer que muitas vezes você pode estar ajudando a difundir mentiras pelas redes sociais, mesmo sem nenhuma intenção. Talvez você não saiba, mas no Brasil e produção e ou o compartilhamento de notícias falsas é crime previsto no Art. 138 do código penal e que prevê, detenção de seis meses a dois anos, além de multa. Não divulgue nada, sem antes checar a fonte e por favor sobre o coronavirus,  deixe as informações por conta dos sites e redes sociais confiáveis. No FiqueDeOlho Digital criamos a Editoria Covid19 sempre com notícias atualizadas e checadas.