Até aqui nos ajudou o Senhor

É muita Fake News

13/05/2020

Vamos ter que abrir a seção "cortina de fumaça", circula nas redes sociais, que o presidente do BNDES, Gustavo Montezano, teria aberto a caixa preta do Banco e que a cifra desviada superaria a R$ 576 bilhões. Encontramos inconsistência na notícia e fomos fazer um fact-checking para verificar sua veracidade. Fatos!

1 - O próprio presidente do Banco Gustavo Montezano declarou em janeiro desse ano que auditorias internas e externas feitas nos contratos da instituição, não encontraram evidências de ilegalidades. Isso em janeiro de 2020, o que pode ter mudado em tão pouco tempo?

2 - Dados devidamente documentados e arquivados na instituição mostram que os R$ 576 bilhões, não tem nada haver com desvio, nem sequer com doações como dar a entender a matéria. Trata-se de empréstimos devidamente contratados e alguns já quitados.

3 - No que diz respeito a investimentos no exterior, o BNDES esclareceu que o Banco apoia exportação de produtos e serviços de nossas empresas, para serem usadas em obras em outros países, mas não "obras de outros países" como quer fazer crer a matéria.

4 - Algumas das obras citadas na matéria já foram desmentidas pela instituição, pois não houve investimento do Banco em nenhuma delas a hidroelétrica de Nicarágua, o metrô do Panamá e o BRT Maputo.

Depois dessas informações apuradas pelo site boatos.org, só nos resta dizer que a publicação deve ser simples falta de informação. Pois casos não seja, será mais uma Fake News com o objetivo de tirar o foco da população para os problemas atuais que vive o país.

Dentre os muitos outros desvios que devem certamente ter existido em governos passados, a Caixa Preta do BNDES e boato.