MOVIMENTAÇÃO POPULAR - Projeto Comboio do Bem

Um dos mais tradicionais movimentos voltado a arrecadação de alimentos e presentes para crianças e famílias em situação de vulnerabilidade social, vai começar em Juiz de Fora, na Zona da Mata MG. O Comboio do Bem, organizado pelo Corpo de Bombeiros, Samu, forças de segurança da cidade e voluntários. Segundo o idealizador do evento, William Boy, o projeto Comboio do Bem se prepara para agora em 2024, atender cerca de 770 cartinhas que estão disponíveis para apadrinhamento até 29 de novembro, a iniciativa também planeja arrecadar 35 mil fraldas e 25 cadeiras de rodas. Uma outra novidade é que este ano o projeto vai conta com um espaço físico no Centro da cidade, onde as pessoas podem ir para adotar as cartinhas ou fazer doações de materiais. A loja oficial está localizada no 2º piso do Mister Shopping, na Rua Mr. Moore, número 70. O engajamento desse ano tambem tera a apresentação da noite de stand-up com Renata Said, Evelyn Mayer, Diógenes e Flávio, no espaço do Terrazzo e a venda de um prato especial no restaurante Poleiro do Galo, a renda ou parte dela em algumas situações serão revertidas para o Comboio. No dia 6 de dezembro, todos os presentes serão levados por um grande comboio de veículos, formado por motos, viaturas e caminhões de órgãos das esferas municipal, estadual e federal.A saída será do 4º Batalhão do Corpo de Bombeiros, na Avenida Brasil, no Centro de Juiz de Fora, a partir das 8h. O comboio seguirá até a festa organizada para a entrega dos presentes às instituições, que acontecerá na quadra do 17º Batalhão Logístico Leve do Mth, localizado na Rua. Gen. Deschamps Cavalcante, 120 - Fábrica, Juiz de Fora - MG
Como participar?
💌 Os interessados em adotar as cartinhas devem entrar em contato com a organização do Comboio do Bem pelo Facebook ou pelo telefone (32) 9 9965-8095. Também é possível visitar o ponto físico no Mister Shopping. A maioria dos pedidos das crianças inclui itens como brinquedos, roupas, tênis, mochilas, bonés, fones de ouvido, caixinhas de som e material escolar. Conforme a organização, para aqueles que não têm tempo para comprar os presentes, há a opção de fazer uma doação em dinheiro por PIX no número 85230162600 (William da Mata Pimentel), e a equipe se encarregará de comprar os presentes. William informou que, normalmente, a média de gasto por cartinha é de R$ 70.
Em 2000, a iniciativa começou após William ler uma notícia sobre a dificuldade de arrecadação nas campanhas de Natal em Juiz de Fora. Naquele momento, ele decidiu adotar 30 cartinhas de diferentes crianças e desenvolver o projeto. Completando este ano 23 edições, a ação teve apenas uma pausa em 2021, devido à pandemia de Covid-19. Atualmente, cerca de 100 pessoas estão envolvidas no dia da ação, incluindo os voluntários que auxiliam na entrega dos presentes. O idealizador do Comboio do Bem destaca a importância de iniciativas de doações no Natal, pois muitas crianças da cidade só recebem esses presentes ao longo do ano.
Cronograma da ação no dia 6 de dezembro:
7h — Café da manhã e briefing na sede do 4º Batalhão de Bombeiros Militares de Minas Gerais.
8h — Deslocamento para a primeira parte da ação.
8h30 — Levar os presentes para a Escola Estadual Maria das Dores.
11h — Festa onde as instituições Instituto, APAE, Bruno, Instituto Vitória e Educandário Carlos Chagas receberão os presentes.
16h — Término.