A Net sinônimo de TV por assinatura agora e Claro
Depois de 25 anos de atuação no mercado de operadora de TV por assinatura, 15 deles sob o comando do grupo mexicano América Movil, a marca 'Net' vai deixar de existir. Quem passa a operar as atividades será a empresa e a 'Claro', que pertence a Carlos Slim. Desde o mês passado a Claro começou a comunicar aos consumidores que irá concentrar os serviços do grupo sob a marca da operadora de telefonia. Como se trata do fim de um nome considerado sinônimo de categoria em TV a cabo, o trabalho está sendo feito aos poucos e deve levar meses. A decisão, além de representar economia de custos, se mostrou viável em virtude da transformação nos hábitos de consumo de conteúdo que está migrando da TV por assinatura para dispositivos móveis. Além disso, com a chegada de serviços de streaming que se relacionam diretamente com o consumidor - como Netflix, HBO Go e Amazon Prime Video, a figura do "atravessador" entre produtor de conteúdo foi, em alguns casos, eliminada. Diz Márcio Carvalho, diretor de marketing da Claro. Diferente da telefonia celular que cresce graças à demanda de banda larga móvel, a TV por assinatura vem perdendo assinantes, segundo a consultoria Teleco quase 1,9 milhões de consumidores deixou o setor entre 2016 e o primeiro semestre de 2019. A tarefa de informar a mudança será através do serviço Blast, do Google, para se comunicar com o máximo de clientes de uma só vez. Ampliando a frequência dos anúncios, chegando a aparecer para os usuários até 8 vezes em um só dia, combinando com anúncios em formato display, vídeo e no YouTube, reforçada com anúncios em TV aberta, portais de notícias, nos pontos de venda da Claro e, naturalmente, em canais por assinatura. Ao ligar a TV, antes de acessar o programa de sua preferência, o cliente também receberá a informação de que a Net virou Claro. O país somava 16,7 milhões de assinantes, sendo que a Net, sozinha, concentrava quase 50% do total. Todo esse contingente de clientes vai ser a transferido para a Claro TV.